|
石油与非石油行业复苏推动经济增长
国际货币基金组织(IMF)近日发布《第四条款磋商评估报告》,指出安哥拉经济在2024年实现复苏,国内生产总值(GDP)增长率预计达到3.8%,超出此前预期。这一增长主要得益于石油和非石油行业的共同回暖。
报告显示,2024年安哥拉的公共债务占GDP比率下降,受益于更高的名义GDP增长和持续的财政盈余。然而,财政整顿力度有所减弱,2018-2021年扩展基金安排(EFF)支持下积累的财政缓冲,因资本支出增加和燃料补贴改革进展缓慢而被逐步消耗。
通胀仍处于高位,主要受汇率波动和食品价格上涨的推动。为应对通胀压力,安哥拉央行在2024年将基准利率上调150个基点,同时优化流动性管理,使银行间利率与央行政策利率更加一致。
IMF董事会强调,恢复财政整顿路径至关重要,这有助于增强外汇储备,并为国家发展需求留出资金空间。
汇率波动与债务压力
2024年,安哥拉本币对美元贬值超过10%,市场信心受挫,外债高企仍对汇率构成压力。不过,政府通过积极的现金和债务管理,一定程度上缓解了流动性紧张。
IMF预计,2025年安哥拉经济将继续增长,GDP增长率预计保持在3%,通胀压力有望缓解。政府正在努力解决石油生产维护瓶颈,同时推动产业发展,以支持石油产量稳定。然而,高额外债务限制了基础设施和社会发展支出,对石油的高度依赖仍是实现可持续增长的主要挑战。若全球融资环境恶化,安哥拉的流动性风险可能加剧,进而影响社会支出,并对汇率造成更大压力。
此外,2027年总统选举临近,政治周期的提前启动可能减缓经济改革进程。但另一方面,若油价上涨、全球货币政策进一步宽松,以及洛比托走廊等非石油行业投资增长,安哥拉的中期经济前景或将改善。
推动经济多元化发展
IMF董事会支持安哥拉政府的国家发展计划(PDN),建议优化市场环境,减少企业监管障碍,加强治理,打击腐败,促进人力资本发展,并推动金融普惠。此外,IMF强调,提升统计能力对于制定有效政策至关重要。
Fundo MonetárioInternacional destaca recuperação da economia angolana
Desempenho da economiaangolana resulta da combinação positiva de recuperação observada nos sectorespetrolífero e não petrolífero
Directores do FundoMonetário Internacional (FMI) indicam um aumento da taxa de referência, o quesimplificou a gestão da liquidez e resultou num melhor alinhamento entre a taxado Banco Nacional de Angola e a interbancária de Angola recuperou em 2024, àmedida que o sector petrolífero se recuperou, estimando-se um crescimento doPIB (Produto Interno Bruto) de 3,8 por cento.
Este indicador superouas projecções anteriores e a recuperação ampliou-se para o sector nãopetrolífero.
A conclusão é do FundoMonetário Internacional (FMI), que, ontem, tornou pública a avaliação daconclusão da consulta do Artigo IV com Angola.
O Artigo IV do FMIreferese à estabilização macroec o n ó mica d o p a í s , a o crescimentoeconómico e aos desafios que Angola enfrenta. A relação dívida pública/pib caiuem 2024, beneficiando- se de um maior crescimento nominal do PIB e superávitprimários sustentados.
No entanto, os esforçosde consolidação fiscal diminuíram, e os amortecedores construídos durante oprograma apoiado pelo EFF de 2018-2021 estão a ser corroídos por deslizamentosfiscais de maiores despesas de capital e uma reforma mais lenta dos subsídiosaos combustíveis.
A inflação permaneceuelevada, impulsionada por pressões cambiais e preços mais altos de alimentos.
O banco centralaumentou a taxa de política monetária em 150 bps (pontos base) em 2024 esimplificou a gestão de liquidez, resultando num melhor alinhamento da taxainterbancária
Os directores do FundoMonetário Internacional enfatizaram que retornar a um caminho de consolidaçãofiscal é essencial para fortalecer as reservas e criar espaço para asnecessidades de desenvolvimento com a taxa de política.
A moeda desvalorizouseem mais de 10 por cento em relação ao dólar americano em 2024. Expectativasadversas de mercado e um alto serviço de dívida externa continuam a pesar sobrea taxa de câmbio. A gestão activa de caixa e dívida do Governo ajudou a mitigaras pressões de liquidez.
Espera-se que arecuperação continue, mas os riscos para a perspectiva permanecem altos.Esperase que o crescimento permaneça em 3% em 2025, enquanto a inflação devediminuir com o desaparecimento dos factores de pressão de custos. A resoluçãode gargalos de manutenção em blocos de extracção importantes e os esforços l iderados pelo Governo para incentivar a produção devem ajudar a sustentar aprodução de petróleo. No entanto, o alto serviço da dívida externa restringe osgastos com desenvolvimento, e a dependência do petróleo continua a ser umobstáculo ao crescimento sustentável. O risco de liquidez pode intensificar-secaso as condições de financiamento se deteriorem, afastando, ainda, mais osgastos sociais e exercendo pressões sobre a taxa de câmbio. Além disso, comeleições presidenciais programadas para 2027, um início precoce do ciclopolítico corre o risco de desacelerar a implementação de reformas económicas.No lado positivo, preços mais altos do petróleo, repercussões positivas de maisflexibilização da política monetária global e IEDS não petrolíferos maisfortes, inclusive por meio do desenvolvimento do Corredor do Lobito podemmelhorar a perspectiva de médio prazo.
“Os directores apoiaramo Plano de Desenvolvimento Nacional das autoridades para atingir um crescimentomais diversificado e resiliente. Um foco principal deve ser em políticasfavoráveis ao mercado para simplificar as regulamentações empresariais, aprimorara governança, combater a corrupção, desenvolver o capital humano e aprofundar ainclusão financeira. Uma capacidade estatística mais forte t ambém é necessáriapara dar suporte à formulação de políticas sólidas”, lê-se na nota do FMI.
新闻来源:https://edicoesnovembro.pressreader.com/article/281874419145061
作者:微信文章 |
本帖子中包含更多资源
您需要 登录 才可以下载或查看,没有帐号?立即注册
x
|